Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





DIY - Spray para limpeza de pincéis

por Mimi, em 20.08.13

Olá!!

 

Hoje vamos falar sobre limpeza de pincéis, uma regra que todos falam mas ás vezes a preguiça impede de praticar, desde que tirei o curso de maquilhagem profissional a limpeza de pincéis é uma regra que tenho tentado vir a reforçar, dada a necessidade de boas condições de higiene no trabalho a fim de evitar possíveis infecções causadas por bactérias.

 

Como vocês devem saber existem inúmeros sprays de limpeza de pinceis no mercado, mas se formos a ver grande parte da sua composição é álcool. Assim, porquê gastar 10euros ou mais num destes produtos se podemos ir a qualquer supermercado e comprar álcool por preços bem mais acessíveis com o mesmo resultado? Não vale, de facto, o dinheiro, contudo, há algumas dicas a ter em conta quando se fala de limpeza e desinfecção e distinguir os conceitos.


Uma coisa apenas por estar limpa não significa que esteja desinfectada. Desta forma, para que o álcool funcione com desinfectante é necessário ter uma percentagem de água de cerca de 30%, já para limpeza pode ser utilizado álcool etílico com mais de 90º.

 

Resumindo para limparem os vossos pincéis podem utilizar o álcool a 90º mas se realmente pretenderem desinfecta-los o ideal será o de 70º.


No meu caso, eu não utilizo o álcool apenas para desinfectar os pincéis mas todos os materiais que uso, desde sombras, blushes, batons, etc. A desinfecção é fundamental, principalmente, quando se tratam de produtos utilizados em várias pessoas. Muitas vezes vejo pessoas a experimentar produtos em perfumarias, directamente, no rosto sem qualquer consciência que aquele produto foi utilizado em centenas de pessoas e se repararem, mesmo as próprias funcionárias não tem o cuidado de desinfectar o produto antes do aplicar na cliente. Mas não é apenas porque os pinceis ou produtos são utilizados exclusivamente em vocês que dispensam uma boa limpeza, muitas vezes oiço pessoas a queixarem de reacções alérgicas a produtos com os quais sempre se deram bem e a maior parte das vezes a reacção não é ao produto, tem a ver o próprio pincel que se encontra sujo, dando aso ao aparecimento de borbulhinhas ou outras infecções.

 

Deixo-vos então a dica para desinfectarem todos os vossos produtinhos, utilizem um frasco vaporizador - encontram em qualquer loja dos chineses - coloquem o álcool etílico e depois é só utilizar sempre que necessário. Em particular, sempre que utilizo os meus pinceis limpo-os após a utilização, de outra forma acabava por os deixar sempre sujos e só os lavar semanalmente. Claro que mesmo utilizando o álcool, aconselho uma limpeza mais profunda para a hidratação dos pinceis e prolongar a sua vida útil.

 

A meu ver o álcool é suficiente para uma limpeza/desinfecção diária, contudo e não dispensando uma lavagem mais profunda, pelo menos duas vezes por mês. Para além do alcóol "puro" há uns tempos encontrei uma "receita caseira" de um spray de limpeza e resolvi experimentar. Aqui fica para as mais curiosas, vão precisar:

 

-Um frasco vaporizador

-Alcool 70º

-Shampoo neutro (Johnson baby)

-Água

 

Misturem no frasco metade de álcool e metade de agua, aproximadamente, e um pouco de shampoo. Depois é só utilizar nos vossos pinceis, aplicam sobre um lenço ou toalha o pincel e vaporizam o spray, friccionam contra o lenço/toalha.



E já está! Limpinho!

 

Claro que quem preferir pode apenas utilizar o álcool, o procedimento é o mesmo e o efeito na minha opinião é muito semelhante, embora com esta segunda opção faça um pouquinho de espuma e os pinceis fiquem mais cheirosos. Em termos de limpeza o resultado é o mesmo, esta mistura apenas não serve para desinfectar os produtos, devido á espuma, nesse caso recomendo que utilizem apenas o alcool de 70º e pulverizem os vossos produtos.


E vocês? Costuma limpar os vossos pincéis ou cedem á preguiça?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D